Mostra reúne 28 fotografias astronômicas na Univasf em Petrolina. Fotografia é herança de seu pai, revela artista.
(G1) Um fotógrafo amador conseguiu reunir duas paixões antigas: a imagem e a astronomia. Josenio Torres abriu na sexta-feira (25) a exposição ' Sertão Celestial', no hall de entrada da reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
O gosto da fotografia foi herança do pai. “Ainda na década de 1970, meu pai registrava os acontecimentos, ele sim era fotógrafo”, ressaltou o artista. O fascínio pela astronomia também chegou cedo. “Já fazia observações astronômicas antes de começar a fotografar”, disse. A astrofotografia, como é chamada a fotografia dos astros, foi o resultado da junção de duas paixões.
Josenio destaca que não é fotógrafo profissional, mas decidiu montar a exposição devido aos registros feitos dos astros há cinco anos. “Fotografo como 'hobby' e não para ganhar dinheiro”, disse. A exposição tem 28 imagens de nebulosas, da lua e do sol, por exemplo. Para fazer as fotos, Josenio utiliza equipamentos como o telescópio e lentes específicas que também estarão expostas até a segunda-feira (28).
As fotos que têm dimensões de 75 x 55 cm foram registradas em belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, e nas cidades baianas de Campo Formoso e Andorinha.
A exposição tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 23 de maio. A visitação pode ser feita em horário comercial. O trabalho do artista também está disponível no site de Josenio Torres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente