25 de abr. de 2014
Marte: "o dono da guerra"
(Dermeval Carneiro - O Povo) Marte reina no céu noturno novamente. Bom para observar através de telescópios, vamos aproveitar!
Na mitologia grega, Marte é Ares – o deus das guerras. Para alguns, essa atribuição vem do fato de sua aparência no céu ter uma cor avermelhada. Para alguns mitólogos, Marte era filho de Júpiter e de Juno. Conta-se que um certo dia, Júpiter pediu a ajuda de Vulcano (o deus das forjas) para curar-lhe de uma forte dor de cabeça.
Vulcano, usando um formão, abriu a cabeça de Júpiter e retirou uma filha, que se chamava Minerva. A mulher Juno ficou furiosa porque o marido Júpiter teve uma filha escondido dela. Para vingar-se, Juno pediu ajuda à deusa Flora para ter um filho sem o conhecimento de Júpiter. Flora orientou-a a procurar, nos campos de Olene, uma flor poderosa que produzia a gravidez. E foi dessa forma que nasceu o guerreiro Marte.
Marte é o quarto planeta em ordem de afastamento do Sol e o último dos planetas internos, também chamados de rochosos. Seu ano (revolução em torno do Sol) é cerca de 687 dias terrestres e seu dia equivale a 24 horas e 37 minutos.
Apesar de ter a metade do tamanho da Terra, com diâmetro de aproximadamente 6.790 quilômetros, Marte é muito parecido com o nosso planeta. Possui estações do ano, calotas polares com grande quantidade de dióxido de carbono (gelo seco), montanhas e rochas. Sua temperatura na superfície é de -23ºC. Sua atmosfera é composta com cerca de 96% de dióxido de carbono e 3% de nitrogênio, quase não possui oxigênio.
Talvez seja o planeta que mais foi explorado por sondas espaciais e robôs em seu solo. O planeta possui dois pequenos satélites naturais: Phobos, com cerca de 26 quilômetros de diâmetro, e Deimos, com diâmetro de aproximadamente 8 quilômetros. Esses satélites têm forma irregular e parecem ser dois asteroides capturados por Marte.
Apesar de ter a metade do tamanho da Terra, com diâmetro de aproximadamente 6.790 quilômetros, Marte é muito parecido com o nosso planeta
No céu
Como observar
Olhando para o nascente (Leste), a partir das 19 horas, você verá no céu, a aproximadamente dois palmos acima do horizonte, um objeto brilhante vermelho-alaranjado sem cintilar (“piscar”). É Marte, que também é conhecido como Planeta Vermelho ou Planeta enferrujado, por causa da grande quantidade de óxido de ferro na sua superfície.
Periodicamente ocorrem em Marte grandes tempestades de areia, que podem ser observadas por telescópios daqui da Terra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente