5 de mai. de 2014

Observatório Nacional invade praia de Arariboia


(ON) Num daqueles finais de semana ensolarados, sem as torrentes águas de março, nos dias 15 e 16 de março de 2014 o Observatório Nacional invadiu a Praia de Icaraí, litoral urbano da cidade de Niterói, para divulgar as três áreas de atuação da instituição: Astronomia, Geofísica e Tempo e Frequência.

Foi uma oportunidade para aproximar a ciência da população num espaço democrático, onde pessoas de todas as classes sociais se misturam para aproveitar a beleza da natureza e a energia da estrela Sol.


Em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins, o Observatório Nacional se inseriu no programa de popularização da ciência com um único objetivo: levar conhecimento científico ao povo fluminense.

O Observatório Nacional, representado pela Divisão de Atividades Educacionais, divulgou seu acervo de 22 revistas e o recém-lançado catálogo da exposição "O Observatório Nacional e a Copa do Mundo de 2014".

Pela primeira vez o ON usou num evento de divulgação dois receptores, um de VHF e um de AM, nas frequências 171.13 MHz e 10 MHz, respectivamente, que captam o sinal da Hora Legal Brasileira, gerada por 9 relógios atômicos do Observatório Nacional.




Na área de Geofísica os participantes puderam "Provocar um Terremoto" a partir da montagem de uma experiência com um sismógrafo e um sistema de interpretação gráfica do sismo.

A Astronomia apresentou uma experiência que simula o colapso gravitacional de uma nuvem molecular de formação de estrelas. Essa atividade complementou a observação do Sol, realizada com instrumento específico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente