5 de set. de 2014

Museu de Astronomia promove observação especial da lua

Neste sábado, 6 de setembro, visitantes poderão participar de evento internacional dedicado ao satélite natural da Terra. Atividades começam às 16h e a entrada é gratuita.




Neste sábado, 6 de setembro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irá participar de um evento especial dedicado à lua. Criado a partir da iniciativa da comunidade internacional de cientistas, educadores e astrônomos, o International Observe the Moon Night, realizado anualmente desde 2010, conta hoje com o apoio de instituições como o Google e a Sociedade Astronômica do Pacífico. Na data, pessoas em todo o mundo realizarão atividades para celebrar o satélite natural da Terra. Venha ao MAST e tenha a oportunidade de observar o astro através de uma luneta centenária e telescópios modernos. A entrada é gratuita.

No MAST, o evento começa às 16h, com a palestra do astrofísico Alberto Alves. O tema é “45 anos da presença do homem na lua”. Às 15h e 17h, haverá sessões do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável, são projetadas imagens do céu noturno para o espectador visualizar astros e seus movimentos, conhecer galáxias e nebulosas, além aprender mais sobre as constelações. As sessões são conduzidas por um mediador do MAST.

A partir das 17h30, terá início o Programa de Observação do Céu, com a apresentação da palestra O Céu do Mês, momento em que os visitantes ficam sabendo um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes e o que está visível no céu do Rio de Janeiro. Em seguida, todos são convidados a ir para a área externa do Museu, onde é realizada a observação do céu utilizando telescópios ópticos portáteis e a centenária Luneta Equatorial Heyde de 21 cm.Especialmente neste sábado, haverá a participação do grupo de astrônomos amadores NGC-51, do Espaço Ciência Viva. A atividade será conduzida por astrônomos e mediadores capacitados.

E a diversão continua no domingo, às 15 e 17h, com as sessões do Planetário Inflável Digital. Às 16h, haverá visita orientada pelo Museu. Nela, os mediadores apresentam aos visitantes o sistema solar em escala, as exposições do MAST espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Destacam-se o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.

Importante: nos dias chuvosos e nublados, não há observação do céu através de telescópio. Porém, todas as outras atividades acontecem normalmente, inclusive o Planetário Digital Inflável.
----
Matéria similar no O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente