(ON) No dia 10 de dezembro, o pesquisador Felipe Braga Ribas receberá o IV Prêmio PG de Física 2014, concedido pelo Instituto Paulo Gontijo (IPG), em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Ribas foi premiado pela tese “Explorando os Objetos Transnetunianos pelo Método de Ocultações Estelares: Predição, Observação, Quaoar e os Primeiros Resultados”, defendida em 2013 no Programa de Pós-Graduação em Astronomia do ON, sob a orientação do pesquisador Roberto Vieira Martins e coorientação do pesquisador Bruno Sicardy. Atualmente, Felipe Braga Ribas é pós-doutorando no Observatório Nacional e professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Astronomia do ON.
É a primeira vez que o Prêmio Capes de Tese e o Prêmio PG de Física contemplam a área de Astronomia. A parceria do IPG com a CAPES na participação do grande Prêmio Capes de Teses existe desde 2008, com o intuito de fomentar as pesquisas no Brasil. Além do prêmio de R$ 15 mil, Ribas será agraciado com bolsa para estágio pós-doutoral, de até três anos, em uma instituição nacional que pode, ainda, ser convertida em estágio pós-doutoral de um ano em uma instituição do exterior de notória excelência em sua área de atuação. O orientador também será premiado e receberá o valor de R$ 3 mil.
Leia mais sobre a premiação
Instituto Paulo Gontijo
O Instituto Paulo Gontijo (IPG) é uma organização privada, sem fins lucrativos, que visa promover pesquisas e estudos científicos que contribuam para aumentar o nível de conhecimento a respeito da esclerose lateral amiotrófica (ELA). Idealizado pelo físico e engenheiro civil Paulo Gontijo, em 1999, após ter sido diagnosticado como portador da ELA, o IPG foi fundado em 2005 após seu falecimento. O Instituto tem a missão de promover a pesquisa científica e o conhecimento sobre a ELA, bem como desenvolver ações de sensibilização e humanização que contribuam para o melhor atendimento dos profissionais, pacientes e seus familiares.
O Prêmio Paulo Gontijo reconhece e premia nacionalmente nas categorias de Física, Química e Matemática; e internacionalmente na área de Medicina.
Mais informações
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente