27 de nov. de 2014
V Encontro Cosmos (SP)
Local: Biblioteca de Ciências Mário Schenberg – Rua Catão, 611 – Lapa (Próximo a Estação Ciência e ao Terminal de ônibus e estação de trem da Lapa)
Dia: 29 de novembro – sábado
Horário: 10h00 as 18h00
Estacionamento: Na Rua Catão e nas ruas próximas há vários lugares. Há também um estacionamento pago na Rua Tito, 687 (primeiro farol a esquerda após a biblioteca). O estacionamento não é conveniado com a biblioteca ou com o evento.
Alimentação: próximo a biblioteca há uma padaria e o shopping Center Lapa (Rua Catão), Habib’s (Rua Clélia) e um Centro de Conveniências e Serviços onde há um McDonald’s e outras lanchonetes (Rua Tito).
Programação *
10h00 – Abertura
10h10 – Apresentação da Biblioteca
10h30 – Bate-papo sobre apocalipse. As muitas faces do final dos tempos. O que são mitos e realidade e como a humanidade lida com estes fatos.
11h30 – Reportagem “Matéria de Capa – Carl Sagan”
12h00 – Almoço
13h00 – Palestra “Biologia extraterreste” – Palestrante Átila Oliveira
Poucas coisas na Terra são tão fascinantes quanto à diversidade de seres vivos que a povoa. E um dos maiores mistério da ciência é como a vida teria surgido. Embora hoje já se tenha uma idéia de quando a vida terrena começou, ainda não sabemos como esse fenômeno tão singular teve origem. O mistério torna-se ainda maior se pensarmos na vida não apenas no nosso planeta, mas no universo. Seria a vida um fenômeno universal ou localizado? Seria ela a regra no cosmo ou uma grande exceção? É possível que haja vida em outros planetas? Existem seres extraterrestres? Se sim, eles seriam parecidos conosco? Existiria vida em Marte? Carl Sagan tinha especial interesse na busca por vida extraterrestre e se uniu a especialistas de diversas áreas numa verdadeira caça a evidências nesse sentido, ao mesmo tempo em que repudiava formas não científicas fazê-lo. Tal atitude pioneira é considerada a semente da área de pesquisa científica interdisciplinar hoje conhecida como Astrobiologia. Nesta palestra será abordado o conceito de vida, a história da vida na Terra, os mecanismos evolutivos, a possibilidade de vida fora da Terra e as pesquisas nessa área. Também serão tratados conceitos errôneos e idéias deturpadas presentes no senso comum referentes à evolução biológica e à possibilidade de vida extraterrestre.
- Paletrante: Átila Oliveira
14h00 – Palestra “Além do Cosmos” – Palestrante Renato Azevedo
Carl Sagan celebrava a busca pelo conhecimento científico, e defendia de maneira ardente que exploração espacial significa visitar outros planetas. Em Cosmos dedicou especial atenção a Marte, com a Missão Viking, e à Missão Voyager, esta última que, quase quarenta anos após o lançamento, ainda prossegue. Nesta palestra iremos detalhar algumas das mais impressionantes e ousadas explorações de descobertas dos últimos tempos, que revolucionaram nosso conhecimento sobre o Sistema Solar e o Universo.
15h00 – Mini-palesta “Vida e morte das estrelas” – Palestrante Kleber Toledo
Desde o inicio dos tempos o ser humano tem olhado para o céu e contemplado as estrelas, usando-as como guias para navegação, estações do ano, etc.
Mas de onde elas vêm? Como surgiram? Como morrem? Tem influencias sobre nós?
Estas e outras perguntas serão respondidas nesta palestra onde veremos como se formam as estrelas e como é seu processo de morte.
15h20 – Apresentação do 1º episódio da nova série: Cosmos: Odisséia no Espaço
16h10 – Palestra: “Nossos limites no oceano cósmico: conhecendo melhor o Sistema Solar, suas curiosidades e peculiaridades”. No vasto oceano cósmico, nossa casa é o planeta Terra, e é nossa responsabilidade cuidarmos bem dela. Nossa vizinhança são os corpos que compõem o Sistema Solar. Mas será que conhecemos realmente nossos “vizinhos”? Como surgiu o Sistema Solar? Nesta palestra faremos uma viagem pela nossa vizinhança, explorando e conhecendo melhor nosso lugar no universo através das mais recentes descobertas. Palestrante: Sílvia Reis
17h10 – “Quem responde pela Humanidade?” Palestra Alan e Bate-papo
A humanidade não é a única espécie neste planeta. Temos várias outras, mas sem dúvida alguma somos tão responsáveis e até mais do que outras. Durante séculos modificamos e fomos responsáveis pela criação de novas espécies de animais, vegetais e pela extinção delas também. Mas quem realmente responde pelo nosso planeta? Em vários filmes e seriados de ficção e livros nem sempre a humanidade é a voz da Terra.
18h00 – Encerramento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente