Público poderá observar astros, participar de jogos e apreciar vídeos e exposições
(Jornal do Commercio) Em comemoração ao Dia do Astrônomo, hoje, o Observatório da Sé, na Cidade Alta de Olinda, vai oferecer várias atividades gratuitas das 16h às 22h. O público apaixonado pelas estrelas poderá observar a Lua através de telescópios, participar de vários jogos educativos e visitar a exposição A próxima fronteira.
“Nossos eventos são sempre concorridos porque as pessoas gostam da sensação de se aproximar dos astros com o telescópio”, comenta o coordenador do Observatório da Sé, Alexandre Evangelista. Ele informa que haverá jogos de perguntas e respostas sobre o universo, imagens do sistema solar e das estrelas e vídeos que dão uma dimensão do tamanho dos astros para o público poder comparar. “Todos são fáceis de compreender”, garante.
Outra atração é a exposição A última fronteira, dividida em três pavimentos, onde será possível conhecer as etapas da exploração espacial. No primeiro, dedicado à Lua, o visitante poderá ver todos os ciclos e o calendário lunar do mês. O segundo faz referência ao planeta Marte como o próximo alvo da exploração humana e o terceiro mostra curiosidades do universo.
O Dia do Astrônomo é comemorado em 2 de dezembro em homenagem ao imperador Pedro II, nascido nesse dia, no ano de 1825. “Ele foi o primeiro astrônomo amador do Brasil. Os primeiros instrumentos de astronomia do País foram doados por ele ao Observatório Nacional, no Rio de Janeiro”, conta Alexandre, lembrando que, em 1859, Pedro II trouxe a Pernambuco o astrônomo francês Emmanuel Liais, que acabou descobrindo um cometa nos céus da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente