(Target) A chuva de meteoros Eta Aquáridas estará visível até 28 de maio, tendo o pico de máxima intensidade no dia 5 de maio. Na madrugada do dia 6, ela será visível desde o Rio de Janeiro a partir de 1h até 5h, olhando-se em direção Leste para Nordeste. Ela recebe este nome, pois o seu radiante vem da região do céu onde se encontra a estrela Eta Aquarii, entre as constelações de Aquário, Peixes e Pégaso. As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade.
“Elas ocorrem quando a Terra cruza a órbita de algum cometa, o que faz com que pequenos fragmentos que o cometa deixa ao longo da sua órbita penetrem a atmosfera num curto intervalo de tempo e em trajetórias quase paralelas”, revela Fernando Roig, pesquisador do Observatório Nacional.
Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de "estrela cadente".
----
E mais:
Chuva de meteoros formada por poeira do Halley tem auge nesta semana (O Globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente