7 de nov. de 2017

Projeto trabalha a astronomia na educação infantil


(Prefeitura de Chapecó) Atílio Toscan, tem apenas 4 anos, mas já sabe muito sobre o sistema solar. “Aprendi que o sol tem muita energia, a lua fica escura. Adorei aprender sobre os planetas e o que eu mais gostei foi do planeta Marte”. Ele participou, junto com os colegas da turma do pré-escolar do Ceim Leãozinho, no bairro Palmital, de um projeto sobre astronomia.

Foram abordadas questões sobre os planetas, as estações do ano, o lugar onde vivemos, para que os pequenos pudessem compreender a grandeza do planeta terra. De acordo com a professora Nalva Razaro, a ideia em trabalhar essa temática surgiu a partir de questões diárias e rotineiras, como a observação da temperatura, por exemplo.

“Optei por apresentar às crianças a formação do espaço, os planetas, o porquê do dia e da noite, as estações do ano, as estrelas, a lua, e o sol, que são de suma importância para o aprendizado dos pequenos educandos. A ideia foi fazer com que as crianças percebam que todos moramos num mesmo planeta, que temos os astros que regem vários fatores climáticos, ou seja, que compreendam a imensidão do nosso sistema solar”, conta a professora Nalva.

As ações envolveram diversas atividades práticas que aproximaram as crianças e oportunizaram, de maneira lúdica, o acesso ao conhecimento. Com a ajuda da professora eles construíram um sistema solar, confeccionaram um foguete, participaram de atividades de escrita e contação de história, além de palestra com o astrônomo amador Diego de Bastiani e observação dos sol, com telescópio.

Para a Secretária de Educação, Sandra Galera, “o interesse das crianças acerca do céu e do universo é marcante, principalmente na educação infantil, momento em que as perguntas e curiosidades estão afloradas, trazendo uma maior oportunidade para os professores iniciarem uma Ciência altamente motivadora, utilizando a astronomia como fio condutor deste processo”, enfatiza.

Mais imagens AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente