13 de mar. de 2019

Observatório de Astronomia da Unesp inaugurará o maior telescópio newtoniano da região! E outros telescópios também!



Na noite de 16 de março, próximo sábado, o Observatório de Astronomia fará a inauguração da sua mais recente aquisição, um telescópio refletor newtoniano com um espelho de 400 mm de diâmetro. Com este telescópio, será possível obter uma visão dos astros com uma qualidade sem precedentes para os habitantes de Bauru e região. Seu poder de ampliação e luminosidade será suficiente para mostrar mais detalhes de nebulosas (gigantescas nuvens de gases e poeiras onde se formam estrelas e outros sistemas solares), da superfície da Lua repleta de montanhas e crateras de dezenas de quilômetros de tamanho, e de planetas como Saturno e seu sistemas de anéis, e Júpiter com sua grande mancha vermelha (um furacão cerca de 2 vezes o tamanho da Terra).

Além deste telescópio, outros também serão inaugurados. Durante a noite do evento, os visitantes poderão conhecer o novo telescópio refrator fabricado exclusivamente para a observação do Sol, sendo possível mostrar suas protuberâncias (“explosões”) e camadas superiores, onde o plasma atinge as maiores altitudes no Sol. Ambos telescópios foram comprados com verba do CNPq.

Outra atração será a inauguração oficial de mais dois telescópios que foram doados por pessoas que acreditam nos trabalhos realizados no Observatório. Um deles é um telescópio refletor newtoniano com montagem equatorial que permite uma boa visualização dos astros e acompanhamento do movimento de rotação de nosso planeta. Este instrumento foi doado pelo Sr. José dos Santos e D. Jovelina dos Santos, pais de José Arnaldo dos Santos (in memoriam). O outro telescópio foi doado pelo Prof. Luis Paulo da Silva Carvalho, do Instituto Federal da Bahia. Trata-se também de um newtoniano Skywatcher motorizado que pode ser ligado a um notebook com softwares de localização automática dos astros.

Obs.: O termo newtoniano refere-se a um telescópio que usa um espelho côncavo como elemento principal para coletar a luz e focalizá-la para fora do tubo por meio de outro espelho plano. Este sistema foi criado por Isaac Newton, de onde se deriva o nome do modelo deste telescópio.

A noite de atividades do Observatório, que está localizado no IPMet (“radar da UNESP”), será realizada no dia 16/03/19 (sábado), das 19h às 22h, incluindo:

• Atividades lúdicas infantis
• Reconhecimento de constelações a olho nu
• Observação da Lua com os novos telescópios
• Palestra: “Como funcionam os telescópios?”

A palestra de inauguração ocorrerá às 19:30. A entrada é gratuita e as observações do céu dependem das condições atmosféricas.

Atenciosamente,

Equipe do Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” da UNESP Bauru

www.obsbauru.com.br

www.fc.unesp.br/observatorio

Face e Insta: @obsbauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente