20 de mar. de 2019

Science Days Brazil comemora 50 anos da chegada do homem à Lua




(AEB) Os 50 anos da chegada do homem à Lua, a bordo da missão espacial Apollo 11, estão sendo comemorados em sete cidades brasileiras com a terceira edição do Science Days Brazil, que teve início no dia 12 de março, em Sorocaba (SP). A Agência Espacial Brasileira (AEB) participa do evento a partir de sábado (16.03), no Rio de Janeiro (RJ) com término previsto para 6 de abril, em São José dos Campos (SP).

O Science Days é um evento inspirado no Dia do Espaço da Flórida e visa sensibilizar jovens, pais e educadores sobre a importância da ciência e da tecnologia por meio da educação científica. No encontro serão oferecidas oficinas interativas, exposições, palestras com profissionais da AEB, da Agência Espacial Norte Americana (Nasa) e da Agência Espacial Israelense (ISA).

Na edição do Rio de Janeiro, a analista em ciência e tecnologia da AEB, Nádia Sacenco, irá ministrar uma palestra, no Shopping Rio Design Barra, que abordará a importância do Programa Espacial Brasileiro, o trabalho realizado pela AEB no setor espacial e o Programa de educação ambiental Globe da Nasa no Brasil.

O Science Days acontece em shoppings centers de diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Jundiaí e São José dos Campos. Além de palestras com temas variados, a AEB também oferece aos visitantes, oficinas de dobraduras de satélites e foguetes brasileiros, como o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e o Veículo Lançador de Microssatélite (VLM).

Palestras

Nas edições do Science Days Brazil, em São Paulo, Fortaleza e São José dos Campos, serão ministradas palestras que mostrarão o espaço multidisciplinar do Centro Vocacional Tecnológico (CVT-Espacial), em Parnamirim (RN), projeto idealizado pela AEB voltado para atividades tecnológicas e educacionais na área espacial.

Quem estiver em Porto Alegre poderá acompanhar a palestra sobre o Programa de educação ambiental Globe da Nasa no Brasil, que já chegou a todas as regiões do País. O Programa Globe envolve estudantes, professores e cidadãos na investigação científica e na proteção da Terra. A palestra será ministrada pela master trainer do Globe no Brasil, professora Inês Mauad.

O público de Brasília também vai prestigiar a palestra da analista em ciência e tecnologia da AEB, Nádia Sacenco, sobre o Programa Espacial Brasileiro e o Programa de educação ambiental Globe da Nasa no Brasil.

Atrações

Para os interessados em história e exploração espacial, o Science Days traz ainda a Exposição NASA, com itens utilizados em expedições da agência espacial, além de prêmios, documentos e fotos históricas exibidas para o público brasileiro pela primeira vez. Entre os artigos expostos estão o manual de voo do ônibus espacial da missão STS-14, painéis do experimento da missão do ônibus espacial STS-63 utilizados para montar o protótipo do robô charlote na Estação Espacial Internacional (ISS), o eletrocardiograma utilizado na Apollo 11, entre outros artigos.

Com o intuito de fomentar o empreendedorismo e estimular iniciativas no setor, o Science Days também oferece uma área para exposição de projetos inovadores de estudantes das escolas e universidades, os quais abordam temas como robótica e tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente