28 de out. de 2015

UFSCar inaugura Observatório Astronômico e Praça da Ciência

(Planeta Universitário) Na última sexta-feira (23/10) a Universidade federal de São Carlos (UFSCar) inaugurou seu Observatório Astronômico, localizado na área Norte do Campus São Carlos, e a Praça da Ciência, situada em frente ao novo edifício. O Observatório foi construído com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), de emenda parlamentar do Deputado Federal Ivan Valente e recursos próprios da Universidade.

Já os equipamentos foram adquiridos com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Programa de Extensão Universitária (ProExt) e também da Finep, por meio de projetos submetidos por docentes do Departamento de Física da Universidade. A inauguração integrou as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2015, que ocorreu na UFSCar entre os dias 19 e 23 de outubro.

O evento contou com a presença do Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, do Vice-Reitor, Adilson de Oliveira; do Ex-Reitor da Universidade, Oswaldo Baptista Duarte Filho; e do Deputado Ivan Valente. Também estiveram presentes os pró-reitores da Universidade, estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos. Araújo Filho destacou o potencial do Observatório de se constituir como um importante espaço de atividades de divulgação científica na região. Isso porque futuramente, além de seu funcionamento regular no Campus da UFSCar, o Observatório também poderá ser utilizado em observações remotas. Escolas poderão, por exemplo, elaborar projetos e realizar observações do próprio local onde estão instaladas, controlando o telescópio remotamente. "A UFSCar se orgulha dessa interação com a sociedade e isso nos dá uma enorme satisfação", declarou o Reitor. O Vice-Reitor, um dos responsáveis pela coordenação das atividades da Semana na UFSCar, também chamou atenção para as futuras atividades que poderão ser desenvolvidas nos espaços, e para a importância do papel da Universidade para a educação em diferentes níveis. "Estamos criando espaços que serão inspiradores para as futuras gerações. Queremos possibilitar que mais jovens despertem para os estudos da Astronomia, da Física e de outras ciências", afirmou Oliveira.

A Praça da Ciência foi idealizada a partir do desejo de inúmeros servidores docentes e técnico-administrativos da UFSCar comprometidos com a disseminação do conhecimento científico e tecnológico para a sociedade. O espaço inaugurado cumpre parte desse ideal, e se configura, juntamente com o Núcleo de Formação de Professores e o Observatório Astronômico como um espaço de encontro, um complexo destinado à essa aproximação da Universidade com a sociedade, de diálogo entre a Ciência, a Educação e a Cultura e, muito especialmente, entre pessoas. Para o Deputado Ivan Valente, as inaugurações marcam o compromisso da Universidade com a sociedade, e despertam o interesse pela Astronomia. "Essas inaugurações representam um ganho para os estudantes, para a comunidade acadêmica e para toda a sociedade. Ao inaugurar esses importantes equipamentos, a UFSCar dá uma demonstração da importância da universidade pública quanto ao ensino, pesquisa e extensão. A Astronomia fascina todos nós, espero que este Observatório inspire novas utopias", avaliou o Deputado.

As inaugurações encerraram as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Universidade, abrindo pela primeira vez a cúpula do Observatório, quando o telescópio principal – com 30 centímetros de abertura – recebeu sua primeira luz. As imagens da lua captadas pelo telescópio foram projetadas no palco do Teatro Universitário Florestan Fernandes, onde a Orquestra Experimental executou um repertório especial para um "Concerto para as Estrelas", com músicas relacionadas à temática da Semana e, especialmente, à Astronomia e à exploração espacial, logo após as cerimônias de inauguração. A SNCT é uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que, desde 2004, busca aproximar a população do conhecimento científico e tecnológico e das instituições de CT&I. Neste ano, o tema da Semana foi “Luz, Ciência e Vida”, em alusão ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015.
----
Matéria similar na AEB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente