26 de nov de 2015

Visitantes do Museu de Astronomia aprendem a construir Sistema Solar em escala

Confira a programação completa do MAST para o fim de semana, dias 28 e 29 de novembro. A entrada é gratuita



Neste fim de semana, dias 28 e 29 de novembro, a programação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) está cheia de atividades de divulgação científica direcionadas a todos os públicos e idades. Quem vier ao MAST terá a oportunidade de aprender a construir um Sistema Solar em escala na oficina “Cozinhando com a Ciência”, participar do Programa de Observação do Céu e ainda fazer uma visita orientada pelo campus do Museu. A entrada é gratuita!

No sábado (28), às 16h, será realizado o Cozinhando com a Ciência com a receita Massinha Planetária. Nesta atividade, que acontece na sala de atividades do Prédio Sede do Museu, os participantes vão produzir massinha de modelar, com ingredientes do nosso dia a dia, e usá-la para construir um Sistema Solar em escala. E nessa brincadeira, eles vão conhecer melhor os planetas. A atividade é coordenada pela bióloga e bolsista do MAST, Ana Paula Germano.

Na visita orientada, o público irá se deparar com o Sistema Solar em Escala do MAST! Um conjunto de 12 totens instalados a céu aberto ao longo de duzentos metros que mostra o Sol e os planetas em uma escala de um para trinta bilhões, para os diâmetros e distâncias relativas ao Sol. É possível ter uma noção sobre a distância entre os planetas, as especificidades de cada um, a relação entre eles e o Sol. A visita pelo maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia será realizada no sábado (28), às 15h e às 17h, e no domingo (29), às 15h, 16h e 17h.

O Programa de Observação do Céu (POC) acontece no sábado a partir das 18h30, com a exibição de um vídeo sobre astronomia e a apresentação da palestra “O Céu do Mês”, na qual os visitantes têm a oportunidade de descobrir o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes. Em seguida, todos são convidados a observar o céu* através da centenária Luneta Equatorial e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura. A atividade é conduzida por um astrônomo ou um mediador capacitado.

* Nos dias chuvosos e nublados, não há observação do céu através de telescópios.

SERVIÇO
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3514-5200
www.mast.br
https://www.facebook.com/museuastronomia

Programação

Sábado, 28 de novembro

Visita orientada
15h e 17h

Cozinhando com a ciência
Receita: Massinha Planetária
16h

Programa de Observação do Céu
18h30 às 21h

Domingo, 29 de novembro

Visita orientada
15h, 16h e 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente