6 de jan. de 2016

Levantamento J-PLUs inicia observações na Espanha

Levantamento J-PLUs inicia observações no Observatório Astronômico de Javalambre, Espanha



(ON) Após um intenso período de tarefas de ajuste e otimização, tiveram início as observações sistemáticas para o Levantamento Celeste Fotométrico de Javalambre do Universo Local (J-PLUS), utilizando a câmera T80Cam, instalada no telescópio T80 do Observatório Astronômico de Javalambre, Espanha. Desde novembro vem sendo feitas observações para este levantamento que, em três anos, deve produzir um mapa tridimensional com centenas de milhões de galáxias, compreendendo um quinto de todo o céu do planeta, além de tentar desvendar a natureza da energia escura.

“Os dados J-PLUS fornecerão um mapa 3D de alta precisão do universo local em que informações sem precedentes multicores com 12 filtros de distâncias de mais de 20 milhões de galáxias e semelhante número de estrelas do Halo da Via Láctea serão medidos. A pesquisa vai permitir uma ampla variedade de estudos em muitos campos astrofísicos relacionadas com a cosmologia, estrutura de grande escala, aglomerados de galáxias, populações estelares em 2D, formação de estrelas em galáxias, a estrutura Halo, e estudos de fontes variáveis na Via Láctea. Além disso, se espera também a descoberta de galáxias, quasares, supernovas, e pequenos corpos do Sistema Solar”, revela Renato Dupke, pesquisador do Observatório Nacional e coordenador do projeto no Brasil.

Nos últimos dias, cerca de 28 graus quadrados do J-PLUS já foram observados nos 12 filtros. No início do estudo, e a fim de garantir a calibração fotométrica do conjunto de dados inicial, uma fração significativa do tempo de observação está a ser dedicado a calibrações internas e ensaios para avaliar a robustez e a confiabilidade do sistema.

O levantamento está sendo feito no Pico de Buitre, Sierra de Javalambre, Teruel, a 1.957 metros de altura, uma das regiões mais escuras da Europa, com uma das melhores visibilidades astronômicas do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente