28 de jul de 2016

ALMT indica criação de Planetário-Observatório em Cuiabá

(Space News MT) No final do último semestre mais um passo para levar Mato Grosso rumo às estrelas foi dado. Dessa vez pelo parlamento estadual. Impulsionado pela proposta da jornalista e editora da Agência de Notícias Space News MT, Adriana Nascimento, que solicitou, em abril, através da ferramenta de envio de sugestões de propostas do site da Assembleia Legislativa (AL), a criação do primeiro observatório estadual, a resposta do parlamento foi que havia sido dado encaminhamento ao pedido de um planetário-observatório a ser implantado em Cuiabá. Nascimento, que integra o grupo “MT Rumo às Estrelas” (composto pelo Rotary Club de Cuiabá e o Instituto de Física da UFMT), para o fomento científico e, sobretudo da Astronomia em âmbito estadual, foi informada sobre a apresentação da indicação 824/2016, de autoria do deputado Guilherme Maluf (PSDB), de 8 de junho, que versa sobre o assunto.

Conforme informações da Secretaria do Legislativo estadual, a Indicação foi encaminhada para o governador Pedro Taques, secretários de Estado e para a Bancada Federal, onde o deputado federal, Nilson Leitão (PSDB) fez gestão junto ao ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Assim, atendendo a essa proposta, foi apresentada mais uma Indicação à Bancada Federal de Mato Grosso.

Confira o que diz a Indicação 824/2016

Autor: Dep. Guilherme Maluf

Indica aos Excelentíssimos Senhores Deputados e Senadores da Bancada Federal de Mato Grosso, a necessidade de instalação de um Planetário-Observatório em Mato Grosso.

Indica aos Excelentíssimos Senhores Deputados e Senadores da Bancada Federal de Mato Grosso, a necessidade de instalação de um Planetário-Observatório em Mato Grosso.

Com fulcro no Art. 160, II, do Regimento Interno desta Casa de Leis, após a manifestação favorável do Soberano Plenário, solicito o envio deste expediente legislativo à autoridade supracitada, por meio do qual aponto e INDICO, decorrente do pleito oriundo do formulário de propostas do sítio eletrônico da Assembleia Legislativa, da Senhora Adriana Gomes do Nascimento, a necessidade de instalação de um Planetário-Observatório em Mato Grosso.

Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” em 08 de Junho de 2016

Guilherme Maluf

Deputado Estadual

JUSTIFICATIVA

Esta propositura se dá em decorrência de pleito da Sra. Adriana Gomes do Nascimento, formulada por meio do formulário de propostas do sítio eletrônico da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Foi apresentada a indicação 1798/2015, de autoria do Deputado Gilmar Fabris, encaminhada para o Governador, Secretários de Estado e para a Bancada Federal. O Dep Nilson Leitão fez gestão junto ao ministério da ciência, tecnologia e inovação.

Mas é importante que, por meio desta nova indicação, a luta por esse pleito continue.

Os planetários são projetores especiais que mostram um céu artificial. Essas máquinas têm a capacidade de reproduzir o céu visível em qualquer parte do globo terrestre sem qualquer tipo de poluição e iluminação.

Dispondo de sofisticados e precisos componentes ópticos, mecânicos e eletrônicos, os planetários também reproduzem os principais fenômenos celestes visíveis a olho nu (movimento diário dos astros, fases da Lua, movimentos do Sol, estrelas cadentes, movimentos dos planetas, etc).

Utilizando recursos de multimídia, os planetários mostram ainda imagens ampliadas de diversos tipos de astros (planetas, estrelas, nebulosas, galáxias, cometas, etc). É possível também simular nos planetários, viagens espaciais. Considerando-se a variedade de meios, cenas e ambientes existentes no Universo, pode-se criar inúmeras apresentações sobre variados temas (pouso na Lua ou na superfície de um planeta qualquer, viagem até as estrelas, viagem pela Galáxia, viagem para outras galáxias, etc).

Combinando imagens do espaço, efeitos visuais com luzes e cores diferentes e ainda efeitos sonoros, os planetários permitem a realização de belíssimos shows que fascinam o público visitante. Um planetário representa um espaço importante para a educação e difusão científica, e ainda para a cultura e o turismo.

No planetário, o ensino de ciências pode ser feito de uma forma moderna, dinâmica e lúdica. Para muitos, uma visita ao planetário é simplesmente uma experiência fascinante e inesquecível. Para quem vive em centros urbanos iluminados e poluídos, o planetário oferece a chance de conhecer um céu todo estrelado.

Outros têm no planetário, a oportunidade de voltar no tempo, revendo o céu típico de sua infância ou ainda de sua distante e pequena cidade natal. Por meio da simulação de viagens espaciais, os visitantes têm ainda a chance de dar um verdadeiro salto em direção ao futuro. Dependendo do projeto escolhido, um planetário torna-se um valioso espaço para a divulgação científica e ensino da Astronomia, e ainda para manifestações e eventos culturais de diversos tipos.

A instalação de um Planetário visa dotar Cuiabá e suas regiões circunvizinhas de um importante centro de lazer cultural e científico, dirigido a todas as camadas da população, de todas as faixas etárias e níveis socioeconômicos. A criação de um Planetário tem reflexos positivos imediatos na economia local, podendo trazer como complemento uma lanchonete, uma loja de souvenires, um local de exposições, um espaço para apresentações artísticas e ainda outros empreendimentos, conforme as características da cidade e do local, oferecendo aos visitantes momentos agradáveis de cultura e entretenimento dignos de um complexo de atendimento turístico desta natureza.

Com isso, novos postos são abertos para trabalhadores de diversas áreas. Estas oportunidades de trabalho serão preenchidas por pessoas do município, como professores; estudantes (monitores); funcionários de administração, limpeza, segurança; funcionários dos estabelecimentos comerciais criados; artistas, artesãos, etc.

Em face do exposto e para que o objetivo pretendido possa ser alcançado, na forma aqui disposta, cumpre-me levar a presente matéria legislativa ao conhecimento e à elevada apreciação de meus distintos pares, aos quais conclamo, nesta oportunidade, dispensarem a mesma o devido apoio para a sua regimental acolhida e merecida aprovação.

Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” em 08 de Junho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente