28 de jun. de 2019

Asteroid Day 2019 – Baixe grátis a nova edição do livro “Tem um ET no seu quintal?”



No dia 30 de junho de 1908 um asteroide entrou na atmosfera terrestre e explodiu sobre o céu de Tunguska, na Sibéria, liberando energia equivalente a 10-15 megatons de TNT. A queda do objeto celeste devastou uma área de 2 mil quilômetros quadrados de floresta e provocou danos à fauna e flora local.

Desde 2015, na mesma data em que ocorreu o evento de Tunguska (30 de junho), que é o maior impacto asteroidal da Terra na história recente, comemora-se o Dia do Asteroide. A data é reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas e nesse dia o mundo todo prepara eventos que explicam as ameaças que esses objetos espaciais podem gerar e o que pode ser feito para impedir novos impactos.

Para comemorar o Dia do Asteroide neste ano de 2019, foi publicada a terceira edição do livro “Tem um ET no seu quintal?”, voltado para leigos e com foco no público Infanto-juvenil. A versão digital (em PDF) pode ser baixada gratuitamente, basta acessar o site https://temumetnoseuquintal.weebly.com/ . O livro também está disponível na versão impressa e para Kindle para compra.

Sobre o livro: Os meteoritos podem cair na Terra a qualquer momento e em qualquer lugar, até mesmo no seu quintal! Eles são os objetos mais antigos que alguém pode tocar, sendo alguns tão antigos quanto o nosso Sistema Solar, que tem cerca de 4,6 bilhões de anos! Essas rochas espaciais são muito importantes para a ciência, pois podem trazer preciosas informações sobre a formação do nosso e dos outros planetas. Mas infelizmente poucas pessoas sabem disso. É por isso que o livro Tem um ET no seu quintal? foi escrito, com o intuito de contribuir para a divulgação dos meteoritos no Brasil, buscando despertar o interesse de crianças e jovens por este tema e também pela astronomia e ciências afins, o que ainda é algo pouco divulgado no país. Com uma linguagem simples e de forma didática, o livro explica o que são os meteoritos, de onde eles vêm, quais são os principais tipos que existem, como esses verdadeiros extraterrestres podem ser identificados e porque são tão importantes para a ciência. A terceira edição do livro foi publicada em comemoração ao Asteroid Day 2019, uma data internacional estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas para alertar a comunidade sobre a ameaça de um impacto catastrófico por um asteroide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente