28 de jun. de 2019

Moção da Congregação do IAG/USP em defesa da Educação, Ciência e Tecnologia

Moção da Congregação do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo em defesa da Educação, Ciência e Tecnologia

(IAG/USP) O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), incorporado à Universidade de São Paulo desde 1946, tem importante papel na produção científica e intelectual nacional. O instituto acolhe mais de 300 alunos de graduação e aproximadamente 200 alunos de pós-graduação. Além de formar profissionais altamente qualificados, é responsável por inúmeros serviços prestados à comunidade com trabalhos de extensão universitária e divulgação científica.

Em consequência da sua excelente avaliação nos programas de pós-graduação (com notas 6 e 7), os recentes cortes anunciados pelo Governo Federal afetarão indiretamente o Instituto. No entanto, ao atingirem toda a rede de produção científica do país, não há como o efeito não ser percebido em toda a comunidade científica. Por isso, com esses cortes, não somente o IAG será afetado, bem como toda a pós-graduação brasileira que sofrerá com a falta de financiamentos.

Tendo em vista que as universidades públicas são responsáveis por mais de 95% da produção científica nacional [MOURA, Mariluce. Desmente Bolsonaro: Mais de 95% da produção científica do país vem de Universidades públicas. FAPESP na Mídia, São Paulo, 13 abr. 2019. Acesso em: 03 jun. 2019], isso significaria um retrocesso sem precedentes para a educação, ciência e pesquisa brasileiras. Entendemos que o financiamento em ciência e educação é estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país, devendo ser prioridade dos ministérios responsáveis.

Por isso vimos, por meio desta moção, manifestar indignação com os cortes em investimentos em educação, ciência e tecnologia, expressando nossa preocupação com as sequelas ocasionadas pelas políticas atuais adotadas em relação à ciência brasileira.

Moção aprovada pela Congregação do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo em sua 291ª sessão ordinária de 19 de junho de 2019.

http://www.iag.usp.br/noticia/mocao-congregacao-defesa-ciencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente