31 de mai. de 2016
O homem que mapeia o céu dos índios
(Motherboard) Certa vez o astrônomo Germano Bruno Afonso, 65, palestrava sobre arqueoastronomia numa universidade brasileira quando um professor da instituição pediu a palavra.
"A arqueoastronomia é muito interessante", disse o homem. "Mas não seria mais produtivo empregar seu talento apenas na produção do conhecimento astronômico mais formal?"
Afonso ficou confuso. "Não sei se o senhor está me elogiando ou ofendendo”, respondeu. “Algumas pessoas acham que o melhor é focar numa coisa só e ser melhor do que os outros nessa coisa. Eu não penso assim. Prefiro ser essa metamorfose ambulante, como diz o Raul Seixas.”
A réplica é quase um resumo da vida e obra do astrônomo. Exótico, arrojado e mente aberta, Afonso é um dos pioneiros no Brasil nas áreas de arqueoastronomia e etnoastronomia, duas áreas, digamos, pouco usuais. A primeira delas compreende o estudo das ideias das antigas civilizações sobre os astros; já a segunda tem como foco o conhecimento do mesmo tema entre povos não-ocidentais. No Brasil, devido ao nosso povoamento indígena originário, ambas se sobrepõem.
30 de mai. de 2016
Pesquisador Brasileiro da NASA vai ministrar palestra no IFMG - Campus Bambuí
(IFMG) A equipe do Observatório Astronômico e Diretoria de Extensão,Esporte e Cultura(DirEC) convida a todos para participarem da Palestra do Eng. Ivair Gontijo, ex-aluno do Campus Bambuí e pesquisador da NASA.
Mineiro de Moema, o Eng. Ivair Gontijo é ex-aluno do IFMG, concluiu o curso de Técnico Agrícola em 1978, no antigo Colégio Agrícola de Bambuí, atual Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Campus Bambuí. É graduado e mestre em Física pela UFMG e obteve o grau de Doctor of Philosophy no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Glasgow (Escócia). Ali desenvolveu pesquisas na área de laser e detectores de luz de materiais semicondutores.
Desde 2006, atua no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, onde liderou um grupo que construiu os transmissores e receptores do radar responsável pela descida do veículo robô Curiosity no planeta Marte. Trabalhou no projeto Nustar, de um telescópio de raios X e nos satélites Grace-Follow-On que vão monitorar o campo gravitacional da Terra e medir os efeitos das mudanças climáticas. Atualmente participa do grupo que desenvolve uma sonda para estudar Europa, uma das luas do planeta Júpiter.
Sua palestra abordará a exploração do planeta Marte e projetos no qual se envolveu ao longo de sua carreira na NASA. A palestra, com o objetivo de divulgação científica, terá linguagem acessível ao público não especialista.
Teremos ainda a presença do Prof. Bernardo Riedel, que ministrará uma palestra, seguida de observação astronômica na segunda, dia 30 de maio, às 18h30m, no núcleo de Física. O Prof. Riedel é considerado um dos maiores especialistas na construção de telescópios e cúpulas para observatórios astronômicos, sendo detentor de tecnologia de ponta e desenvolvedor de diversas técnicas. Ele é também um dos maiores incentivadores e divulgadores da astronomia no Brasil. Teve um importante papel na implantação do Observatório Astronômico no IFMG Campus Bambuí.
A Direção Geral do Campus salienta a importância da vinda dos palestrantes ao Campus e conta com o apoio dos professores para conduzirem seus alunos às palestras.
Confira a Programação:
Palestra com Prof. Bernardo Riedel
Tema: Avanços na construção de telescópios astronômicos.
Data: Segunda, dia 30 de maio, 18:30 h
Local: Núcleo de Física
A palestra será seguida de observação no Observatório Astronômico do IFMG Campus Bambuí.
Palestra com Prof. Ivair Gontijo
Tema: A exploração do planeta Marte e projetos no qual se envolveu ao longo de sua carreira na NASA
Data: Terça, dia 31 de maio, as 13:00 h
Local: Auditório do IFMG Campus Bambuí
Fonte: Coordenação do Curso de Física do IFMG - Campus Bambuí e Diretoria de Extensão, Esporte e Cultura(DirREC)
(37)3431-4900
Boletim Observe! - Ano VII - Número 6 - Junho de 2016
Boletim Informativo do Núcleo de Estudos e Observação Astronômica "José Brazilício de Souza" (NEOA – JBS) (clique no banner para acessar)
29 de mai. de 2016
Astrônomo, fotógrafo... incansável
(Tododia) O gosto pela música foi herdado dos pais, que eram cantores. A vontade de trabalhar com astronomia veio da curiosidade, desde a infância. A fotografia, hábito herdado do pai, ele usa para retratar as pessoas no cotidiano de Monte Mor. Já os trabalhos voluntários com adolescentes vieram da necessidade de continuar a passar conhecimento para os demais.
Essas são as áreas com as quais o músico, fotógrafo e técnico em astronomia Walter José Maluf se envolveu ao longo de seus 71 anos de idade. Hoje aposentado, ele desenvolve um trabalho contínuo para reforçar o ensino da astronomia para os estudantes do Colégio Monte Mor, que participam anualmente da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), no Rio de Janeiro.
Antes de se envolver com astronomia, porém, Maluf se formou em música pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) São Paulo. Trabalhou como professor na Escola de Música de Brasília, no Conservatório Musical de Uberlândia e, de 1986 a 1993, fez parte da Orquestra Sinfônica de Campinas, onde tocava violoncelo.
"A música está na minha família há muito tempo. Meus pais eram cantores e me influenciaram a estudar música na PUC", explicou. O gosto por música é tão forte que até mesmo conseguiu encaixá-lo em outro hobby: a filatelia (quem coleciona selos postais). "Faço parte do Centro Temático de Filateia e tenho uma coleção sobre música, que está exposta na sede dos Correios da Glicério (em Campinas). São selos com o tema musical, tanto nacionais quanto estrangeiros", comentou Maluf. Em 1994, o então músico começou a trabalhar como astrônomo no Observatório Capricórnio, em Campinas. Maluf tinha feito um curso técnico na área e, quando surgiu a vaga na unidade, foi selecionado.
"O interesse pela astronomia vem desde o ginásio. Eu recortava as notícias sobre isso do jornal, acompanhava o noticiário sobre isso. Consegui ingressar no observatório e também fiz cursos a distância. Foi tudo movido pela vontade mesmo", contou.
Maluf trabalhou no observatório até 2013, quando se aposentou.
Seu principal trabalho na área foi sobre a física solar. Para continuar desenvolvendo o trabalho, montou um observatório em sua casa, em Monte Mor.
FOTOS
No seu tempo livre, Maluf gosta de andar por Monte Mor, cidade onde nasceu e cresceu, e fotografar as pessoas da cidade. Esse hábito veio do pai, José Maluf, que no ano passado foi homenageado e teve suas fotos expostas na cidade.
"Eu saio fotografar as coisas da cidade. Prédios, pessoas, o dia a dia. Vou andando, com a maquininha sempre no pescoço, e fotografo. (...) Sou um cronista de imagens", disse Maluf.
28 de mai. de 2016
Revista "Astronomia de Amadores" - JUL-DEZ/16 - Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores
Revista Nº 51 Julho/Dezembro 2016
http://apaa.co.pt/Rev51/revista_51_APAA_FINAL.pdf
Ver em Flash:
http://data.axmag.com/data/201605/20160519/U42950_F382015/index.html
ÍNDICE
6. VEM AÍ A LUA DAS COLHEITAS. PREPARE-SE- Guilherme de Almeida
10. FOTOGRAFE O SOL A PARTIR DA SUA VARANDA - Carreira Martins
15.A MATEMÁTICA DAS LENTES DE BARLOW - Guilherme de Almeida
21.COMO DETERMINAR FACIMENTE A MAGNITUDE LIMITE DO SEU LOCAL DE OBSERVAÇÃO - Guilherme de Almeida
33.DEEP-SKY IMAGING - Pedro Ré
Imagem da capa: Messier 42. FS128 F/8.1, modified Canon 350D (Baader filter), 800ISO, 25x30s, SDMask, DDP. Processed with Maxim DL and Photoshop CS3. Pedro Ré (2010)
27 de mai. de 2016
ESO assina o maior contrato de astronomia terrestre para a cúpula e estrutura do telescópio E-ELT
(ESO) Numa cerimônia realizada a 25 de maio de 2016 em Garching bei München, na Alemanha, o ESO assinou um contrato com o Consórcio ACe, composto pelas empresas Astaldi, Cimolai e o sub-contratado Grupo EIE, para a construção da cúpula e estrutura do European Extremely Large Telescope (E-ELT). Trata-se do maior contrato já firmado no âmbito da astronomia terrestre. Nesta ocasião também foram comunicados os planos de construção do E-ELT, construção essa que começará imediatamente.
O European Extremely Large Telescope (E-ELT), com um espelho primário de 39 metros, será o maior telescópio em todo o mundo operando no ótico e infravermelho próximo: claramente o maior olho do mundo virado para o céu. Será construído no norte do Chile, num local que já está preparado para o receber.
O contrato para construir a cúpula e estrutura do telescópio foi assinado pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, pelo Presidente da Astaldi, Paolo Astaldi e pelo Presidente da Cimolai, Luigi Cimolai. O ESO também recebeu para esta ocasião a Ministra da Educação, Universidades e Pesquisa italiana, H.E. Stefania Giannini. Estiveram também presentes na cerimônia de assinatura o Cônsul Geral italiano em Munique, Renato Cianfarani, o Presidente do Conselho do ESO, Patrick Roche e os delegados italianos ao Conselho do ESO, Nicolò D´Amico (que é também Presidente do INAF) e Matteo Pardo, Adido Científico na Embaixada italiana em Berlim. Estiveram ainda presentes o Presidente do EIE, Gianpietro Marchiori e outros convidados e representantes do consórcio.
O contrato cobre a concepção, fabricação, transporte, construção, montagem no local e verificação da cúpula e estrutura do telescópio. Com o valor aproximado de 400 milhões de euros, é o maior contrato já assinado pelo ESO, e também o maior contrato assinado até hoje para a astronomia terrestre.
A cúpula do E-ELT e a estrutura do telescópio levarão a engenharia de telescópios a uma nova dimensão. O contrato inclui não apenas a enorme cúpula de 85 metros de diâmetro, com movimento giratório, com um peso total de cerca de 5000 toneladas, mas também a montagem do telescópio e a estrutura em tubo, com um peso total em movimento de mais de 3000 toneladas. Ambas as estruturas são de longe as maiores já construídas para um telescópio ótico/infravermelho, fazendo com que todas as existentes pareçam minúsculas. A cúpula tem quase 80 metros de altura e a área total é comparável à de um campo de futebol.
O E-ELT está sendo construído no Cerro Armazones, um pico de 3000 metros de altitude situado a cerca de 20 km do Observatório do Paranal do ESO. A estrada de acesso e o nivelamento do cume estão já completos, esperando-se para 2017 o início dos trabalhos de construção da cúpula no local.
Tim de Zeeuw, Diretor Geral do ESO, disse: “O E-ELT fará descobertas que simplesmente não podemos imaginar atualmente, inspirando pessoas de todo o mundo a pensar sobre ciência, tecnologia e o nosso lugar no Universo. A cerimônia de assinatura realizada hoje é um importante passo à frente para a entrega do E-ELT em 2024.”
Paolo Astaldi, Presidente da Astaldi, disse: “Este projeto é realmente visionário, tanto no que representa para a área da astronomia como para as áreas da construção e da engenharia. A Astaldi e os nossos parceiros no projeto, a Cimolai e o Grupo EIE, estão extremamente orgulhosos por terem sido escolhidos pelo ESO para ajudar a transformar esta visão numa realidade. A Astaldi é conhecida pelas suas excelentes aptidões técnicas, qualidade de construção e forte execução e faremos de tudo para dar o máximo de nós a este projeto. É com grande entusiasmo que assino agora um contrato de tamanha ambição astronômica.”
Luigi Cimolai, Presidente da Cimolai, disse: ”Sentimo-nos honrados e gratos por ter sido dada à nossa companhia a oportunidade de fazer parte deste desafio astronômico tecnicamente avançado. O European Extremely Large Telescope pede um alto nível de qualidade em engenharia e construção e penso que esse aspecto contribuirá definitivamente para aumentar a nossa capacidade de desenvolver projetos de complexidade cada vez maior.”
Muitos outros aspectos da construção do E-ELT também estão avançando rapidamente. O ESO já assinou acordos para a construção dos primeiros instrumentos MICADO, HARMONI e METIS, assim como para o sistema de ótica adaptativa MAORY. Os contratos para o enorme espelho secundário do telescópio serão assinados num futuro próximo.
A área coletora do E-ELT será maior do que a de todos os telescópios óticos existentes combinados e o seu sistema de ótica adaptativa fornecerá imagens cerca de 15 vezes mais nítidas do que as obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA no mesmo comprimento de onda. O telescópio oferece igualmente inúmeras possibilidades de spin-offs de tecnologia e engenharia, transferência de tecnologia e contratos em tecnologia. O novo contrato demonstra bem que o E-ELT tem o potencial de ser uma força geradora de desenvolvimento econômico, oferecendo às empresas contratadas nos Estados Membros do ESO uma oportunidade de liderar enormes projetos a nível internacional.
UNIFEI e LNA promovem o evento de observação de Marte
Nos dias 30 e 31 de Maio, a UNIFEI e o LNA estarão promovendo sessões de observação de Marte. O evento “Máxima Aproximação de Marte” ocorrerá no Espaço Interciências, no campus da UNIFEI, em Itajubá-MG. Além de disponibilizar telescópios para o público em geral, ver o planetinha vermelho, teremos a exposição de um documentário sobre Marte; visitação ao Espaço Interciências (experimentos de Física, particularmente atraentes para estudantes entre 7 e 17 anos) e sessão de cinema ao ar livre, com filmes que tenham Marte como tema central.
O Espaço Interciências fica junto à entrada de serviço da UNIFEI, ao lado do prédio do Instituto de Física & Química (IFQ). O acesso do público dar-se-á pela entrada principal da UNIFEI. O evento “Máxima Aproximação de Marte” ocorrerá dias 30 e 31 de Maio, das 20:00 às 24:00. Em caso de céu completamente encoberto ou chuva, o evento será cancelado. Na página da Internet abaixo, maiores informações e o acompanhamento do evento, nos dias de sua realização, podem ser encontrados:
http://astronomiaunifei.wix.com/aproximarte
26 de mai. de 2016
Observatório Nacional desenvolve software que gera Cartas Magnéticas online
(ON) O Observatório Nacional ao longo de sua história sempre disponibilizou vários serviços de utilidade pública. Um deles, desde a década de 1950, é a divulgação dos dados sobre o magnetismo terrestre, que podem revelar informações relevantes sobre o interior do nosso planeta; da dinâmica interna que gera o campo magnético que nos envolve; sobre diferentes níveis de interação entre a Terra e o Sol. Esse conhecimento ganha grande importância econômica, uma vez que pode ser empregado em processos estratégicos de prospecção mineral, posicionamento de antenas de transmissão de sinal de TV, telefonia, interesses militares na orientação aérea, terrestre e marítima, entre outros.
Portanto, dando continuidade a esse importante trabalho, o Observatório Nacional, por meio de sua Divisão de Atividades Educacionais, está disponibilizando no site http://daed.on.br/astro/ o acesso, gratuito, a um software que gera as cartas magnéticas para todo o Brasil e mapas sobre o Magnetismo Terrestre para qualquer ponto do nosso planeta. O usuário poderá obter em "Elementos Terrestres" informações sobre a Declinação, Inclinação e Intensidade do campo magnético e suas variações seculares.
Exemplos:
Carta gerada para todo o Brasil (Programa Linhas de Força)
Mapa gerado para qualquer ponto da Terra (Programa Magnetismo Terrestre)
Portanto, dando continuidade a esse importante trabalho, o Observatório Nacional, por meio de sua Divisão de Atividades Educacionais, está disponibilizando no site http://daed.on.br/astro/ o acesso, gratuito, a um software que gera as cartas magnéticas para todo o Brasil e mapas sobre o Magnetismo Terrestre para qualquer ponto do nosso planeta. O usuário poderá obter em "Elementos Terrestres" informações sobre a Declinação, Inclinação e Intensidade do campo magnético e suas variações seculares.
Exemplos:
Carta gerada para todo o Brasil (Programa Linhas de Força)
Mapa gerado para qualquer ponto da Terra (Programa Magnetismo Terrestre)
Planetário do Pará disponibiliza sessões públicas nos finais de semana.
A partir do próximo sábado, 28 de maio, o Planetário do Pará, começará a realizar sessões para o público em geral aos finais de semana.
Serão duas sessões, 16 h e 17h. Sempre aos sábados.
VENHA TRAGA SUA FAMÍLIA E AMIGOS, PARA UMA EXPERIÊNCIA DE CONHECIMENTO E LAZER.
Planetário Digital de Anápolis abrirá neste fim de semana
Informamos a todos que o Planetário Digital de Anápolis estará aberto ao público nos dias 27 e 28 de maio. Caso você esteja na cidade nesse feriado, venha nos visitar!
Horário de Funcionamento: 18:00 até 22:00
Sessões às 19:00, 20:00 e 21:00
O Observatório Astronômico estará em operação durante toda a noite.
Esperamos sua visita!
25 de mai. de 2016
Observe Marte no Observatório Astronômico de Brusque/SC
Observatório Astronômico do Brusque e o Clube de Astronomia de Brusque CAB, convidam toda a comunidade e demais pessoas interessadas para observação do PLANETA MARTE, nos dias 26,(quinta-feira) 27, (sexta-feira) e Sábado, das 19 : 00 às 22:00 Horas, entrada franca. Lembrando se o tempo estiver nublado ou chovendo na haverá observação.
Stephen Hawking narra mistérios da ciência em atração do Nat Geo
Programa desvenda questões complexas para ‘pessoas comuns’
(O Globo - editado) Compreender os mistérios da ciência da mesma forma que físicos renomados como Stephen Hawking é algo que parece impensável para os reles mortais. A nova atração do Nat Geo "Ciência de tudo com Stephen Hawking", que estreou no último sábado, às 22h15m, pretende provar o contrário.
Por meio de experiências e demonstrações baseadas em princípios da biologia evolutiva, astrofísica e mecânica quântica, a série de seis episódios vai muito além das façanhas realizadas em laboratórios de química para elucidar questões mais complexas, como de onde surgiu o universo, quem somos, se é possível viajar no tempo ou quão longe estão as estrelas.
A narração é do próprio Hawking, enfatizando que ninguém precisa ser gênio para encontrar tais respostas. "Essa série é um projeto que contribui para o meu objetivo ao longo da vida de levar a ciência ao público. A ciência é um conjunto de histórias entrelaçadas que ajudam a entender o universo", explica o físico de 74 anos, cuja trajetória foi retratada no longa "A teoria de tudo" (2014), de James Marsh.
Com a intenção de chegar à mente de pessoas comuns foram escolhidos candidatos aleatórios para executar os experimentos, como explica o produtor executivo Ben Bowie. Ele conta que a seleção privilegiou interessados de diferentes países, crenças e idades. Um grupo heterogêneo, mas com algo em comum: a curiosidade em torno dos dogmas que instigam a mente humana.
— Muita gente acha que não vai entender, então nem mesmo tenta. Queremos empoderar pessoas, mostrar que é possível saber como as coisas funcionam. Tanto crianças quanto adultos. E que, mesmo com o fim do programa, as pessoas compreendam os porquês pela vida inteira - torce Bowie, contando que foi necessária muita pesquisa para que encontrassem a melhor maneira de expor suas ideias ao público, num processo que ele define como "intimidador":
— Sabíamos como trabalhar, mas tínhamos medo de não saber como mostrar isso da maneira exata. "Por que estou aqui?", por exemplo, é uma pergunta complexa. O difícil era não desistir enquanto não tínhamos a resposta. Mas o resultado ficou bem satisfatório.
Um dos produtores do documentário biográfico "Hawking", de 2013, Bowie diz que, a princípio, achou "ambiciosa" a possibilidade de chamar o físico para participar do projeto televisivo. Mas, afirma ele, desde o primeiro momento o cientista se mostrou bastante entusiasmado:
— Estamos tentando fazer jus à reputação dele, e tivemos sorte de tê-lo junto conosco.
(O Globo - editado) Compreender os mistérios da ciência da mesma forma que físicos renomados como Stephen Hawking é algo que parece impensável para os reles mortais. A nova atração do Nat Geo "Ciência de tudo com Stephen Hawking", que estreou no último sábado, às 22h15m, pretende provar o contrário.
Por meio de experiências e demonstrações baseadas em princípios da biologia evolutiva, astrofísica e mecânica quântica, a série de seis episódios vai muito além das façanhas realizadas em laboratórios de química para elucidar questões mais complexas, como de onde surgiu o universo, quem somos, se é possível viajar no tempo ou quão longe estão as estrelas.
A narração é do próprio Hawking, enfatizando que ninguém precisa ser gênio para encontrar tais respostas. "Essa série é um projeto que contribui para o meu objetivo ao longo da vida de levar a ciência ao público. A ciência é um conjunto de histórias entrelaçadas que ajudam a entender o universo", explica o físico de 74 anos, cuja trajetória foi retratada no longa "A teoria de tudo" (2014), de James Marsh.
Com a intenção de chegar à mente de pessoas comuns foram escolhidos candidatos aleatórios para executar os experimentos, como explica o produtor executivo Ben Bowie. Ele conta que a seleção privilegiou interessados de diferentes países, crenças e idades. Um grupo heterogêneo, mas com algo em comum: a curiosidade em torno dos dogmas que instigam a mente humana.
— Muita gente acha que não vai entender, então nem mesmo tenta. Queremos empoderar pessoas, mostrar que é possível saber como as coisas funcionam. Tanto crianças quanto adultos. E que, mesmo com o fim do programa, as pessoas compreendam os porquês pela vida inteira - torce Bowie, contando que foi necessária muita pesquisa para que encontrassem a melhor maneira de expor suas ideias ao público, num processo que ele define como "intimidador":
— Sabíamos como trabalhar, mas tínhamos medo de não saber como mostrar isso da maneira exata. "Por que estou aqui?", por exemplo, é uma pergunta complexa. O difícil era não desistir enquanto não tínhamos a resposta. Mas o resultado ficou bem satisfatório.
Um dos produtores do documentário biográfico "Hawking", de 2013, Bowie diz que, a princípio, achou "ambiciosa" a possibilidade de chamar o físico para participar do projeto televisivo. Mas, afirma ele, desde o primeiro momento o cientista se mostrou bastante entusiasmado:
— Estamos tentando fazer jus à reputação dele, e tivemos sorte de tê-lo junto conosco.
Homenagem ao professor Sylvio Ferraz Mello e palestra "Chaos nos Sistemas Planetários"
Data: 16/06/2015 - 14:00
Local: Auditório "István Jancsó" da Biblioteca Brasiliana (Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária)
Sylvio Ferraz Mello, professor emérito do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, apresenta a palestra “Chaos nos Sistemas Planetários” no dia 6 de junho (terça-feira), às 14:00. A apresentação será no auditório István Jancsó, da Biblioteca Brasiliana.
O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP em parceria com o IAG e comemora o anúncio de Sylvio Ferraz Mello como vencedor do Brouwer Award 2015. Este prêmio é concedido pela Divisão de Astronomia Dinâmica da American Astronomical Society a pesquisadores que fizeram contribuições relevantes nesta área.
O prêmio se soma a outras láureas recebidas por Sylvio Ferraz Mello, que incluem a denominação, pela União Astronômica Internacional, de "Ferraz-Mello" ao asteroide 1983 XF (5201), a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pelo governo brasileiro e o título de Doutor Honoris Causa, do Observatório de Paris.
Programa
14:00 | Abertura
Prof. Dr. José Eduardo Krieger – Pró-Reitor de Pesquisa da USP
Prof. Dr. Laerte Sodré Júnior – Diretor do IAG-USP
14:15 | Apresentação da Trajetória Científica do Homenageado
Prof. Dr. Clodoaldo Grotta Ragazzo – Diretor do IME-USP
14h30 | Palestra: “Chaos nos Sistemas Planetários”
Prof. Emérito Sylvio Ferraz Mello
----
Sylvio Ferraz Mello receberá Brouwer Award (Agência Fapesp)
Inscrições abertas para evento “Ciência e sociedade: inclusão e empoderamento”
No dia 6 de junho, na Tenda da Ciência, o Museu da Vida vai receber pesquisadores do Brasil, Colômbia e Estados Unidos em evento gratuito e aberto ao público: “Ciência e sociedade: inclusão e empoderamento”. Temas como o impacto de museus de ciência na sociedade e questões de gênero na ciência serão o foco do debate.
O evento conta com 120 vagas e será realizado das 9h30 às 12h e das 14h às 16h30. Para participar, basta realizar inscrição pelo e-mail nepam.mv@gmail.comaté 2 de junho, informando os seguintes dados: nome, instituição, telefone e e-mail para contato, se irá precisar do aparelho de tradução simultânea e em qual turno irá participar (manhã, tarde ou dia inteiro). Haverá certificado de participação, que será enviado para o e-mail cadastrado após o evento.
Confira a programação!
El@s - Gênero versus assédio na astronomia brasileira
Dados públicos da União Astronômica Internacional serão apresentados para falar sobre a distribuição de membros na área de astronomia, no Brasil e no mundo. Em seguida, os dados do Levantamento sobre o Ambiente de Trabalho na Astronomia Brasileira serão trazidos ao debate para discutir a relação de gênero e assédio no universo local.
Denise R. Gonçalves | Observatório do Valongo, da UFRJ
Palestra: "Ensinando Astronomia - Importância e particularidades" - Chapecó/SC
Estão abertas as inscrições para a palestra "Ensinando Astronomia - Importância e particularidades", com o Prof. Dr. Rodolfo Langhi (UNESP/Bauru), no dia 21 de julho (dia anterior ao início do SCA), às 19 horas, no Centro de Eventos de Chapecó.
Inscrições no blog:
http://espacoastronomiaudesc.blogspot.com.br/
2ª Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro incluiu visita ao OASI, em Itacuruba (PE)
(ON) Como atividade da 2ª Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro, o OASI recebeu, na última 5ª. feira, dia 19 de maio, a visita de alunos, professores e gestores de escolas dos municípios pernambucanos de Itacuruba e Floresta e dos Institutos Federais de Floresta e Pesqueira. Durante toda tarde, o público teve a oportunidade de conhecer o telescópio com espelho de 1,0m de diâmetro, o funcionamento do observatório e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Ao anoitecer, foram dispostos telescópios para observação do céu, principalmente a Lua, Marte e Júpiter.
A Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro é uma parceria entre o Observatório Nacional, Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Espaço Ciência (SECTEC/PE) e Representação Nordeste do MCTI (ReNE), com o objetivo de promover ações de sensibilização para a ciência e o meio ambiente na região semiárida brasileira.
Em sua segunda edição, o evento foi sediado nos municípios pernambucanos de Floresta e Itacuruba, entre os dias 18 e 20 de maio e contou com extensa programação envolvendo, além das instituições promotoras, a participação do IF-Sertão (campus Floresta), das secretarias de educação estadual e locais, das Prefeituras, do Espaço Ciência, de clubes de astronomia e do Corpo de Bombeiros.
Daniela Lazzaro, Teresinha Rodrigues e Marcelo de Cicco (aluno PG-Astronomia) proferiram palestras sobre a instalação do OASI na região semiárida, o trabalho de pesquisa que vem sendo realizado e os resultados obtidos no OASI e, ainda, sobre o monitoramento de meteoros. As palestras foram realizadas na Câmara Municipal de Floresta, na Escola Estadual Maria Menezes Guimarães (Itacuruba) e no IF-Sertão (campus Floresta).
“Astronomia na Praça” - Volta Redonda/RJ
A Fundação Educacional de Volta Redonda - FEVRE, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ – Campus Volta Redonda, traz para o público o projeto de divulgação científica “Astronomia na Praça”.
Com o objetivo de despertar o interesse das pessoas para a ciência da Astronomia, o projeto foi pensado de forma a proporcionar aos visitantes uma aula pública e dinâmica sobre o Universo, utilizando-se de recursos como telescópio eletrônico com filtros para observação diurna e um planetário inflável que é montado no local para a exibição de apresentações repletas de informações fascinantes sobre a Astronomia. Todas as atividades são acompanhadas por professores das duas instituições parceiras, que estarão disponíveis para conversar e tirar dúvidas dos visitantes.
O projeto será realizado na Praça Rotary, térreo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni - Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, no dia 31 de maio de 2016, terça-feira, de 9h às 21h e a visitação estará aberta ao público em geral, recebendo também turmas das escolas previamente agendadas.
Convidamos a todos para prestigiarem e ficarem fascinados com as maravilhas do universo!
24 de mai. de 2016
Observação de Marte no Observatório Municipal "Jean Nicolini" - Campinas/SP
Galera, olha só que programa legal para a noite desta quarta-feira, 25 de maio, véspera do feriado de Corpus Christi: o Observatório Municipal "Jean Nicolini", no distrito de Joaquim Egídio, promoverá observação de Marte.
Também haverá telescópio apontado para Júpiter, praça de alimentação com food trucks, palestra de Astrobiologia com Douglas Galante e as histórias do céu noturno com o astrônomo Julio Lobo.
Os ingressos custam R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia-entrada) O evento integra a programação do Festival Internacional de Divulgação Científica "Pint of Science" (http://pintofscience.com.br/).
Ah! Não esqueçam de levar agasalhos! O observatório fica no Monte Urânia, a 1.050 metros de altitude. E lá em cima, amigos, faz bastante frio!
Observação do Sol na UFES - Vitória /ES
Dia 25 de maio teremos observação do Sol no Restaurante Universitário - UFES, das 11 hs as 13 hs.
Contamos com sua presença! (org. GOA)
V Semana da Física e I Semana da Astronomia da UECE
As inscrições para a V Semana da Física e I Semana da Astronomia da UECE já iniciaram e deverão ser realizadas em duas etapas:
1ª etapa (virtual): Inscrição no site dos eventos. http://uece.br/eventos/astro1fisica5
2ª etapa (presencial): Preenchimento da ficha de inscrição que pode ser realizado tanto no CAF quanto no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia da UECE (LEPA/ Observatório Otto de Alencar)
Valor da Inscrição:
Para alunos devidamente matriculados em Instituições de Ensino Superior: R$ 20,00.
Para alunos de Ensino Médio de escolas particulares: R$ 15,00.
Para alunos de Ensino Médio de escolas públicas: Não será cobrado o valor da inscrição.
P.S.: A inscrição no site só será validada após o pagamento da inscrição.
Vaga para Assistente do Núcleo de Astronomia - Espaço do Conhecimento UFMG
VAGA PARA ASSISTENTE DO NÚCLEO DE ASTRONOMIA DO ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG
Formação mínima: graduação completa em Física (Licenciatura).
As inscrições: de 19 a 31 de maio de 2016 através do e-mail astronomia.conhecimento@gmail.com
Enviar anexos em pdf:
- Link Currículo Lattes atualizado;
- Cópia dos históricos e diplomas de graduação e/ou mestrado.
- Texto dissertativo, de 1 a 2 laudas, tendo como tema “A importância da mediação em um planetário para a comunicação pública das ciências”.
Salário: R$ 2.500,00 (graduação); R$3.484,00 (mestrado)
Ticket-refeição: R$176,00
Jornada de trabalho: 40 horas semanais
Mestrado em Física na UNIFEI
As inscrições para o processo seletivo para ingresso no mestrado em Física da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), a partir do segundo semestre de 2016, estarão abertas no período de 23 de maio a 08 de julho de 2016.
O programa tem as seguintes áreas de atuação:
* Astrofísica
* Física da Matéria Condensada
* Teoria de Campos, Gravitação e Cosmologia
Maiores detalhes em:
https://sig.unifei.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf;jsessionid=D2D391FAA9E96B3BDFF8F0B3ADAFA0FC.srv6inst1
Exposição "Relíquias do Mundo - Astronomia, Astronáutica e Militaria" - Curitiba/PR
Exposição "Relíquias do Mundo"-
Tema : Astronomia, Astronáutica e Militaria.
Peças raríssimas !!!
Local : Curitiba - PR - Shopping Omar
Horário : de Segunda a Sexta das 10:00 h às 20:00 h
Sábado : das 10:00 h às 18:00 h
O shopping não abre aos Domingos.
de 23/05 a 04/06
Entrada FRANCA.
23 de mai. de 2016
Exposição: 81 anos de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão
Exposição em Homenagem ao dia do Professor Mourão.
Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, astrônomo carioca que dedicou grande parte da sua vida à popularização da Astronomia, completaria 81 anos em 25 de Maio de 2016. Com dezenas de obras publicadas, os mais acessíveis e conhecidos livros de astronomia brasileiros são de autoria de Ronaldo Mourão, como o Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica com 20 mil verbetes, o Manual do Astrônomo, Da Terra às Galáxias, dentre outros. Para homenagear este grande astrônomo e divulgador brasileiro, a EMA fará uma exposição no saguão, apresentando as obras, os trabalhos de pesquisa e outros fatos interessantes da vida de Mourão, o qual faleceu há dois anos, mas deixou um enorme legado para os professores e divulgadores da Astronomia.
Coordenação: Escola Municipal de Astrofísica
Público: Geral
Dias: de 23 a 29 de maio
Horário: das 10h às 17h
Local: Saguão da Escola Municipal de Astrofísica – EMA
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera
Pedestres: Acesso pelo portão 10
Estacionamento: Portão 3 (Zona Azul)
Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, astrônomo carioca que dedicou grande parte da sua vida à popularização da Astronomia, completaria 81 anos em 25 de Maio de 2016. Com dezenas de obras publicadas, os mais acessíveis e conhecidos livros de astronomia brasileiros são de autoria de Ronaldo Mourão, como o Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica com 20 mil verbetes, o Manual do Astrônomo, Da Terra às Galáxias, dentre outros. Para homenagear este grande astrônomo e divulgador brasileiro, a EMA fará uma exposição no saguão, apresentando as obras, os trabalhos de pesquisa e outros fatos interessantes da vida de Mourão, o qual faleceu há dois anos, mas deixou um enorme legado para os professores e divulgadores da Astronomia.
Coordenação: Escola Municipal de Astrofísica
Público: Geral
Dias: de 23 a 29 de maio
Horário: das 10h às 17h
Local: Saguão da Escola Municipal de Astrofísica – EMA
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera
Pedestres: Acesso pelo portão 10
Estacionamento: Portão 3 (Zona Azul)
Observação de Marte em Cuiabá/MT
(IF-UFMT) Na noite do 22 de maio a terra estará entre o Sol e Marte o fenômeno é chamado de oposição, pois Marte e o Sol estão em posições oposta, visto da Terra, Marte surge no céu do lado oposto ao Sol. Este fenômeno ocorre aproximadamente a cada 26 meses. Devido à oposição, em 30 de maio Marte atingirá a melhor posição de observação desde 2005, quando ficará a 76 milhões de quilômetros da Terra e poderá ser observada mais brilhante que qualquer estrela no céu. Ambas datas serão favoráveis para a observação do planeta vermelho.
O instituto de Física da UFMT acompanhando os principais eventos do calendário astronômico 2016 está promovendo para os dias 25 e 26 de maio, a partir das 18:30 horas uma observação pública com uso de telescópios, onde além do planeta Marte será possível observar também os planetas Júpiter e Saturno. Durante a observação também serão realizadas fotos dos planetas com câmeras apropriadas com o objetivo que o público assistente possa levar para casa uma lembrança deste fenômeno que só voltará a ocorrem em julho de 2018 (um exemplo das fotos que o público poderá levar para casa na foto abaixo).
Os planetas Marte, Saturno e Júpiter com “Io” uma das suas luas, foto feita no campus da UFMT no dia 14-05-16 as 23:30 horas pelo Prof. Pablo Munayco Solorzano do IF.
O instituto de Física da UFMT acompanhando os principais eventos do calendário astronômico 2016 está promovendo para os dias 25 e 26 de maio, a partir das 18:30 horas uma observação pública com uso de telescópios, onde além do planeta Marte será possível observar também os planetas Júpiter e Saturno. Durante a observação também serão realizadas fotos dos planetas com câmeras apropriadas com o objetivo que o público assistente possa levar para casa uma lembrança deste fenômeno que só voltará a ocorrem em julho de 2018 (um exemplo das fotos que o público poderá levar para casa na foto abaixo).
Os planetas Marte, Saturno e Júpiter com “Io” uma das suas luas, foto feita no campus da UFMT no dia 14-05-16 as 23:30 horas pelo Prof. Pablo Munayco Solorzano do IF.
Efemérides astronômicas: de 21 a 31 de maio 2016
(O Guardador de Estrelas) Sol está em Touro, onde se mantém até dia 21 de junho, quando então passa à constelação de Gêmeos, segundo os limites oficiais das constelações, definidos pela União Astronômica Internacional.
Mercúrio está em Áries, podendo ser observado sobre o horizonte leste na hora da alva. Estará mais visível no final do mês.
Vênus está em Touro, invisível, dada a proximidade angular com o Sol.
Observação astronômica em Itanhaém/SP
(Prof. Antônio Carlos Tavares - Facebook) Este lugar é o Olho de Itanhaém para o Universo. É aqui que realizamos nossas observações astronômicas. Telescópios, acessórios, um laser, uma garrafa de água e o público vai observar o céu, Sol, Lua, planetas, estrelas, aglomerados estelares, nebulosas e galáxias. Em frente ao prédio cúbico (quadriculado branco) a margem do Rio Itanhaém. (meio da imagem acima junto a praça).
Dias 26 a 28 de maio
Horário: 18 horas
Local: Boca da Barra - Em Frente ao Edifício Cúbico - Calçadão dos Pescadores - Margem do Rio Itanhaém.
Org. Projeto Observar - Observatório Astronômico Albert Einstein - CEU
Observação do planeta Marte em Bezerros/PE
EVENTO PÚBLICO GRATUITO !!!
Grande aproximação do planeta MARTE em relação a Terra.
* Realizaremos observação ao planeta MARTE, Saturno e Júpiter com telescópios potentes;
* Mostraremos a constelação de ESCORPIÃO, com sua estrela super gigante ANTARES, que se mostra em evidência, falaremos da sua Mitologia, e mostraremos a estrela Mu do Escorpião que representa Pernambuco na nossa Bandeira Nacional;
* Exibiremos mostras de pedras alusivas a formação geológica do Agreste Central de Pernambuco, em especial de Serra Negra, em homenagem ao DIA DO GEÓLOGO;
* Realizaremos uma PALESTRA sobre a importância da Geologia Planetária, e amostras geológicas de MARTE pelas sondas.
Data: 30 de Maio (Segunda-feira)
Local: Praça Narciso Lima (Centro de Bezerros)
Horário: à partir das 18 horas
22 de mai. de 2016
21 de mai. de 2016
IAU inaugura escritório exclusivo para países de língua portuguesa
Museu de Astronomia será representante brasileiro. Inauguração acontece dia 5 de maio, em Lisboa.
(Informast) Na quarta-feira, 5 de maio, a União Astronômica Internacional (IAU) inaugurou, em Lisboa, o Portuguese Language Office of Astronomy for Development (PLOAD). Trata-se de um escritório dedicado exclusivamente ao desenvolvimento da astronomia nos países de língua portuguesa. O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é o representante do Brasil no convênio. Os outros países envolvidos são Moçambique, Angola, Portugal, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Segundo Patrícia Spinelli, astrônoma do MAST que representou a instituição em Portugal, os principais objetivos são incentivar o intercâmbio entre alunos e profissionais da área, definir currículos para a formação nas escolas e universidades, realizar eventos conjuntos, além de expandir a rede de observatórios na região. “O Brasil já possui muitas pesquisas e publicações prontas. Queremos partilhar esse conhecimento e promover uma real troca de experiências entre os participantes. Isso trará benefícios para todas as nações que participam do convênio”, afirma.
Por conta do início dos trabalhos no novo escritório, a IAU promove, de 5 a 9 de maio, uma Conferência Inaugural para discutir os desafios que serão enfrentados no processo de expansão da astronomia na região. As primeiras ações foram o lançamento do website oficial do PLOAD e a assinatura de protocolos de cooperação com representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique.
Visite o site do Pload
(Informast) Na quarta-feira, 5 de maio, a União Astronômica Internacional (IAU) inaugurou, em Lisboa, o Portuguese Language Office of Astronomy for Development (PLOAD). Trata-se de um escritório dedicado exclusivamente ao desenvolvimento da astronomia nos países de língua portuguesa. O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é o representante do Brasil no convênio. Os outros países envolvidos são Moçambique, Angola, Portugal, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Segundo Patrícia Spinelli, astrônoma do MAST que representou a instituição em Portugal, os principais objetivos são incentivar o intercâmbio entre alunos e profissionais da área, definir currículos para a formação nas escolas e universidades, realizar eventos conjuntos, além de expandir a rede de observatórios na região. “O Brasil já possui muitas pesquisas e publicações prontas. Queremos partilhar esse conhecimento e promover uma real troca de experiências entre os participantes. Isso trará benefícios para todas as nações que participam do convênio”, afirma.
Por conta do início dos trabalhos no novo escritório, a IAU promove, de 5 a 9 de maio, uma Conferência Inaugural para discutir os desafios que serão enfrentados no processo de expansão da astronomia na região. As primeiras ações foram o lançamento do website oficial do PLOAD e a assinatura de protocolos de cooperação com representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique.
Visite o site do Pload
Clube de Astronomia de Brasília está precisando de voluntários
O CAsB está precisando de voluntários da área de comunicação e afins, como jornalistas, publicitários e designers.
Se você é estudante ou profissional dessas áreas, gostaria de contribuir com algumas horas de trabalho por ano e com seu talento, entre em contato. Sua colaboração vai impulsionar as atividades do clube e ajudar a botar em prática antigos projetos.
Vamos contribuir para o crescimento do CAsB e para trazer a ciência cada vez mais perto de nossa população!
Assinar:
Postagens (Atom)